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Com base na análise cuidadosa das atividades da instituição, aliada à observação de como os documentos é solicitados ao arquivo, é possível definir-se o método principal a ser adotado e quais os seus métodos auxiliares.
Os métodos de arquivamento tem duas classes: Métodos básicos e métodos padronizados
Métodos Básicos: Alfabético, geográfico, numérico e ideográficos
Métodos padronizados: Variadex, automático, Soundex, Mnemônico e Rôneo.
Nesta postagem não estarei abordando os métodos padronizados, mas caso queira aprofundar mais o assunto veja esta postagem: Métodos padronizados de arquivamento.
Métodos Básicos:
Em cada caso pode-se organizar os Arquivos em:
1) Ordem Alfabética (por nome)
2) Ordem Geográfica (por local ou procedência)
3) Ordem Numérica (por números simples ou cronológica)
4) Ordem Ideográfico ou temático (de assunto)
Estes métodos pertencem a dois grandes sistemas: direto e indireto.
Sistema direto é aquele em que a busca é realizada diretamente no local onde estão guardados os documentos. Ordem alfabética e Ordem geográfica.
Sistema indireto é aquele em que, para se ter acesso aos documentos guardados, primeiro têm se de consultar um índice ou código. Ordem numérica e Ordem ideográfico.